Saiba mais sobre Jesse & Joy e seu novo CD


A dupla mexicana de música alternativa está promovendo o seu 3º álbum “Con quien se queda El Perro?” , produzido por Martin Terefe e que saiu à venda nos Estados Unidos em 21 de Fevereiro de 2012.
Trabalhar em Londres com o produtor Martin Terefe mudou a perspectiva de Jesse & Joy.

A dupla mexicana de pop alternativo gravou “Con quien se queda El perro?” pela primeira vez com todos os músicos no estúdio, em uma experiência que Jesse comparou com comer um “Hambúrguer no McDonald’s X Saborear uma comida mais gostosa feita em casa com sua mãe”.
“Eu não quero voltar a gravar tudo separado”, disse Jesse Huerta, em uma entrevista recente, lembrando “seu sorriso de bobo” quando começaram a gravar o álbum. “Foi como se eu tivesse visto a menina dos meus sonhos”.
“É como comer um Hambúrguer no McDonald’s e depois vai comer com sua mãe, e ela te faz um hambúrguer caseiro, não tem comparação o hambúrguer da sua mãe!” acrescentou entre sorrisos o músico de 29 anos, que junto a sua irmã de 25, a cantora Joy Huerta, que começaram em 2005 a dupla Jesse & Joy.
Ambos passaram dois meses em um estúdio da capital britânica com a direção do sueco Terefe, quem pela primeira vez produziu um artista latino americano depois de ter trabalhado com grandes como Paul McCartney, Cat Stevens, KT Tunstall, Jason Mraz y Mary J. Blige, entre outros.
“Foi incrível”, disse Jesse sobre a oportunidade de trabalhar com Terefe, que disse ter uma amizade a mais de um ano.
“Lembro o primeiro dia que estávamos em Londres antes de gravar”, relatou. “Estávamos sentados com Martin ai lhe dissemos, ‘Nos imaginamos um disco assim... sabemos que você tem trabalhado com artistas anglos e queremos fazer isso com o seu som, mais sem perder nossa essência latina’. E terminou dando um sorrisinho que nos emocionou, porque sabíamos que estávamos criando algo especial.
“Con quien se queda El perro?” (Warner Music) lançou no México em 1 de Dezembro e na mesma semana se certificou com Ouro, com mais de 30.000 cópias vendidas; no começo de Janeiro já era Platina com mais de 60.000. No Estados Unidos saiu no dia 21 de Fevereiro seu sucesso “Corre!”, uma balada romântica que é o tema principal da novela “La que no podia amar” de Univision, que se encontra no 3º lugar da lista Latin Pop Songs de Billboard; seu vídeo oficial superava mais de 19 milhões de visualizações no YouTube.
O CD de 12 faixas, que Jesse confessa “Tem um pouquinho dessa sensação que me partiu o coração, mas obrigada a ele que sou mais forte agora”, inclui colaborações com o cantor porto-riquenho Tommy Torres – O tema harmônico do cd e “Aqui voy” – e uma com o mesmo Terefe, “Como no”.  Também conta com as músicas “Gotitas de amor”, “La de La mala suerte” e “Quiero que me quieras”.
Jesse & Joy iniciaram na música com pouca idade. Enquanto sua mãe americana escutava Johnny Cash, Neil Young, Simon & Garfunkel ou Aretha Franklin, ele brincava com panelas e colheres como se fossem sua bateria, enquanto Joy “tocava” uma raquete de tênis como se fosse um violão. Os domingos tinham acesso a instrumentos musicais em uma igreja onde podiam passar horas estudando eles.
Em 2006 começaram a carreira com “Esta ES mi vida” e no ano seguinte foram ganhadores do Grammy Latino. E em 2009 lançaram “Electricidad”.
Jesse, que toca bateria, piano, guitarra e baixo, compõe as musicas dos CDs. Ele e Joy, que além de cantar, toca violão, escrevem juntos as letras.
Como era a relação desses irmãos quando crianças?
“Bom, eu acredito que como todos os irmãos normais, eu trancava ela na máquina de lavar, e um dia coloquei ela no microondas” disse Jesse com uma gargalhada, antes de se retificar “nunca fiz nada disso, não é?” sorrindo.
Trabalhar por anos juntos, não foi sempre fácil, pois como irmão “Um sabe onde estão as feridas”. Mas “tem passado algo muito bonito”, acrescenta o músico e tom honesto. “nossa amizade se reforçou... quando há pontos de vistas diferentes, temos aprendido a entender o ponto de vista dos dois,  e as vezes eu não me suporto a mim mesmo, parece que me levanto com o pé esquerdo da cama, mais sempre nos entendemos e nos apoiamos”.
“Também existe o iPod, Não? Então provavelmente algum dia que eu não suporte a Joy, colocarei meus fones de ouvido”.
A dupla tem previsto uma Turnê internacional, que dará detalhes mais na frente. Este sábado toca no Foro Sol de México. 

Creditos: TerraMusica (Nota) | Jesse & Joy Brasil (Tradução) | San Diego Red (Foto)